Consultoria em negócios florestais

Consultoria Florestal

À medida que a população mundial cresce, aumenta-se a demanda por fibras, combustíveis, materiais estruturais, entre outros itens provindos de recursos florestais, especialmente plantios florestais. Ao mesmo tempo, a sociedade deseja que tais matérias-primas sejam produzidas de maneira cada vez mais sustentável. Tal dinâmica exige do setor de base florestal uma renovação e melhoria permanente de suas operações.

Consultoria Florestal da Pöyry, parte do grupo AFRY, apresenta soluções integradas, inovadoras e eficazes, que adicionam valor aos negócios dos produtores, consumidores e financiadores de toda a cadeia de valor florestal, e os ajudam a alcançar ou melhorar o desempenho econômico e a sustentabilidade ambiental e social.

A Consultoria Florestal da Pöyry é líder no Brasil, com mais de 200 trabalhos feitos nos últimos sete anos. Atua também na América do Sul e África, com mais de 50 estudos no mesmo período.

Soluções integradas

A Consultoria Florestal da Pöyry disponibiliza consultoria financeira, estratégica, mercadológica e operacional, com os seguintes serviços:

  • Boletins de preço de madeira: boletim multicliente Radar ou personalizado para produto e/ou região desejada.
  • Levantamentos de oferta de madeira: mapeamento de área plantada e distribuição de idade de florestas, identificação de produtores, quantificação de madeira não comprometida.
  • Estudos de mercado: condição atual e possíveis cenários futuros do mercado madeireiro, com projeções de oferta, demanda e preços.
  • Análise de oportunidades industriais: estudo da viabilidade de implantação de novas indústrias ou expansões, site location, elaboração de plano de abastecimento de madeira e ranqueamento de oportunidades.
  • Avaliação de ativos:  avaliação de ativos florestais e de terras rurais para fins contábeis, de acompanhamento do negócio, garantia bancária e compra ou venda de ativos.
  • Assessoria para venda ou compra de ativos ou empreendimentos florestais: assessoria financeira para a negociação de compra ou venda, due diligence técnica e/ou econômica.
  • Inventários florestais: inventários contínuos, pré corte ou para compra/venda.
  • Levantamentos aéreos com drones: estimativa de volume de madeira, controle de estoque, mapeamento do uso do solo, identificação de área com falha de plantio, contagem de mudas e planejamento de estradas.
  • Benchmark e análises de competitividade: análise comparativa de custos, processos e preços entre produtores de madeira de referência no mercado.
  • Excelência operacional: análise de métodos e procedimentos, gargalos e sugestões de melhorias das práticas de silvicultura ou colheita de acordo com as melhores práticas operacionais.
  • Manejo operacional de florestas: planejamento e manejo de operações florestais, seleção de fornecedores de insumos e serviços, apoio ao licenciamento ambiental e à venda de madeira.
  • Projetos técnicos para a redução de emissão de carbono: inventário de carbono armazenado nas florestas, mudança de práticas silviculturais, tais quais implantação de sistema silvipastoril.

As soluções são desenvolvidas para as necessidades e condições específicas de cada cliente e incluem discussões no início e durante todo o desenvolvimento dos projetos. Estas envolvem os profissionais do cliente e da Pöyry para uma realização integrada, que se reflete em qualidade e confiança.

Com um profundo conhecimento do mercado e uma equipe global de especialistas, a Pöyry desfruta de um diferencial competitivo único, já reconhecida pelo mercado e pelos projetos nos quais participa.

Boletim RADAR

O Radar Pöyry, boletim publicado trimestralmente de forma contínua desde 2007, contém dados de preços e custos da indústria de base florestal.  

As estimativas de preços de madeira em tora ou cavacos, carvão vegetal e custos de colheita e transporte de madeira publicadas são resultados da coleta de dados primários de mais de 150 empresas localizadas nas principais regiões florestais do Brasil, que compreendem os estados Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.  

O boletim Radar também inclui o Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal – INCAF, desenvolvido pela Pöyry para monitorar a inflação dos custos de produção (conjunto de silvicultura, colheita e transporte) da madeira em tora em nível nacional.

Outros indicadores relativos ao mercado florestal nacional coletados de fontes oficiais, complementam o boletim.

Nossos assinantes são players dos setores de celulose, papel, painéis de madeira, siderúrgico, fundos de investimentos, produtores florestais independentes, prestadores de serviços, ou também pessoas físicas envolvidas na cadeia de valor florestal.

60anos de experiência

Mais de 60 anos de experiência em projetos da indústria florestal