Power-to-X

Power-to-X é a chave para a descarbonização.

Power-to-X (P2X) significa converter energia elétrica em outra forma de energia armazenável. Combinando todas as opções disponíveis para o uso efetivo e flexível de energia excedente a partir de energias renováveis. Os sistemas de energia são projetados para gerar energia quando necessário. Com o aumento da produção de energias renováveis, como solar e eólica, muitas vezes ocorrerá situações em que geramos mais energia do que o que precisamos. Essa situação aumentará a demanda por armazenamento de energia tornando o processo Power-to-X uma forma de converter essa energia em outra forma de energia armazenável (gás, combustível sintético, mobilidade, etc).

Por que Power-to-X?

Power-to-X é a chave para a descarbonização. O mundo precisa urgentemente de um método eficaz, eficiente e de longo prazo para reduzir as emissões de carbono. Acreditamos que o hidrogênio e os combustíveis sintéticos derivados da energia renovável usando a tecnologia Power-to-X serão uma parte vital para alcançar as metas climáticas. Acreditamos que o Power-to-X se tornará uma chave para os sistemas de energia do futuro e uma parte importante da transição energética.

Especialistas acreditam que o Power-to-X é a próxima revolução industrial. A implementação da tecnologia e dos produtos P2X permitirá ainda a integração de energia renovável em outros setores consumidores de energia que contribuam muito para a economia mundial (como transporte, manufatura, produtos químicos, agricultura, etc.) efetivamente mudando a exigência de combustíveis fósseis.

O que é o X?

O X pode se referir a qualquer um dos seguintes: combustível, gás, energia, produtos químicos, hidrogênio, amônia, metano, mobilidade ouc.

O centro do Power-to-X: Hidrogênio

No centro das tecnologias P2X renováveis está a eletrólise. Por meio deste processo, a eletricidade proveniente de fontes de energia renováveis, como eólica ou solar, pode ser convertida em hidrogênio "verde". Com a ajuda da tecnologia Power-to-X, este hidrogênio pode ser convertido e usado em processos secundários de conversão, produzindo diferentes produtos como aço verde, amônia, metanol, combustível para aviação, entre outros.

A AFRY permite oferecer uma solução única para clientes que investem em hidrogênio.

Energia

Avaliação de tecnologia, (Pré) viabilidade, projeto, engenharia, entregas de projetos, saúde e segurança, meio ambiente e digitalização.

  • Energia renovável, incluindo eólica, solar e hidrelétrica
  • Geração, transmissão e distribuição de eletricidade
  • Eletrólise em larga escala
  • Armazenamentos de energia

LEIA MAIS

 

Indústrias de Processo

Avaliação de tecnologia, (Pré) viabilidade, projeto, engenharia, entregas de projetos, saúde e segurança, meio ambiente e digitalização.

  • Tecnologias de processo de eletrólise
  • Infraestrutura H2 e uso final em diversos processos de indústrias de processos, por exemplo, combustíveis, metanol e amônia
  • Aço e metais à base de H2

LEIA MAIS

Automotivo e mobilidade

Uso final do H2 em aplicações automotivas e de mobilidade

LEIA MAIS

Assessoria

  • Eletricidade, gás, análise de hidrogênio e mercados
  • Desenvolvimento de projetos em estágio inicial do H2
  • Assessoria estratégica, incluindo estratégia corporativa, entrada no mercado, cooperação, estratégias de investimento
  • Projeto geral, revisão, financiamento e suporte a transações

LEIA MAIS

Infraestrutura

  • Estações de reabastecimento de hidrogênio
  • Infraestrutura portuária
  • Infraestrutura de trem

LEIA MAIS

 

Nilson Niero. Diretor de Energia, Infraestrutura e Consultoria, Brasil

Nilson Niero

Diretor de Energia, Infraestrutura e Consultoria, Brasil