Meio ambiente e sustentabilidade

 

A Pöyry comprova sua competência e eficiência, ao longo dos últimos 10 anos, apresentando um vasto leque de produtos, incluindo estudos ambientais, análise de viabilidade socioambiental e acompanhamento dos processos de licenciamento.

Durante o período de crescimento do setor de papel e celulose, a Pöyry desenvolveu estudos para licenciamento ambiental de empreendimentos do setor em diferentes estados brasileiros e participou de dezenas de audiências públicas. Essa experiência consolidada é compartilhada pela Pöyry com seus clientes para garantir o sucesso nos projetos, e em todos os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) desenvolvidos.

Atualmente, a Pöyry tem atuado fortemente em licenciamentos e estudos ambientais para diversos setores da economia, como Papel e Celulose, Mineração e Metalurgia, Químicos e Biorrefinaria, indústria, alimentícia, Energia, Infraestrutura (terminais portuários, rodovias, ferrovias e pontes), entre outras indústrias.

Serviços em Sustentabilidade

Os nossos serviços de sustentabilidade incluem todas as soluções que permitem os nossos clientes melhorarem seu desempenho de sustentabilidade ou alcançarem conformidade nas áreas de sustentabilidade:

  • Sustentabilidade – Relatório de sustentabilidade (padrão GRI); Estudos de benchmarking relacionados a Sustentabilidade; Elaboração de estratégia de sustentabilidade; Avaliação de sustentabilidade de projetos ou empreendimentos e Certificação de construções sustentáveis.

  • Mudanças climáticas – Identificação e avaliação de Impactos pelas mudanças climáticas; Análise do risco de impacto climático;

  • Estratégias climáticas – Inventário de gases de efeito estufa (GEE); Plano estratégico para redução de emissão de GEE; Pegada de carbono; Cálculo do sumidouro e estoque de carbono e Tecnologias de redução e captura de carbono.

  • Estudos ambientais – Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo Ambiental Simplificado (EAS); Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV); Relatório de Controle Ambiental (RCA) etc.

  • Licenciamento ambiental – Obtenção de licença prévia de instalação e operação de empreendimentos; acompanhamento e atendimento de condicionantes de licença ambiental; gerenciamento de medidas mitigadoras e execução de planos básicos ambientais.

  • Planos ambientais – Planos Básicos Ambientais (PBA); Plano de Aproveitamento Econômico (PAE); Plano de Fechamento de Mina (PFM) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

  • Monitoramentos ambientais – Qualidade de água superficial e subterrânea; qualidade de solo; qualidade de ar; ruído ambiental; flora e fauna.

  • Modelamentos ambientais – Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA); Estudo de Propagação de Ruído (EPR); Estudo de Autodepuração de Efluentes Líquidos; Estudo de Dispersão de Efluentes (determinação da zona de mistura).

  • Avaliação de riscos – Estudo de Análise de Riscos (EAR); Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR); Plano de Ação de Emergência (PAE); Análise de Risco Ambiental (ARA).

  • Áreas contaminadas – Estudos para investigação e remediação de solo e de água subterrânea.

  • Uso de água – Estudo de redução de consumo de água; Avaliação de reuso de água e efluente; Avaliação de desempenho de ETA e ETE; Projeto de engenharia de ETA e ETE e Pegada hídrica.

  • Economia circular – Avaliação do nível e potencial de circularidade; Minimização na geração de resíduos; Plano estratégico de gerenciamento de resíduos; Análise de alternativa do uso de resíduos; Projeto de central de tratamento de resíduos (compostagem e corretivo de acidez de solo).

  • Auditorias ambientais – Auditoria de conformidade ambiental e auditoria compulsória;

  • Estudos sociais – Realização de diagnósticos sócio participativos e de percepção ambiental, Avaliação de impacto social; Gestão socioambiental; Retorno Social do Investimento (método SROI); projeto de educação ambiental e comunicação social e Plano de reassentamento.

  • Serviços florestais – Supressão de vegetação; estudos para alocação de reserva legal e área de preservação permanente; projeto de corredores ecológicos e planos de manejo para Unidades de Conservação (UC).

Relatórios ambientais para instituições financeiras e de fomento de projetos: BNDES, BID, SUDECO, Banco Mundial, IFC e organismos privados.

Apoio em
90%
dos licenciamentos

90% do licenciamento da produção nacional de celulose na última década foi realizado com apoio da Pöyry

+ de
100
estudos

Mais de 200 estudos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade realizados na última década para diversos setores.

Romualdo Hirata

Romualdo Hirata

Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Rafael Favery

Rafael Favery

Head de Sustentabilidade, Brasil