Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

24 Nov 2021

O impacto da digitalização industrial no desenvolvimento sustentável

Devido ao crescimento exponencial da Indústria 4.0 nos últimos anos e as previsões de que ela ainda aumente aproximadamente 30% ao ano até 2023, investir em digitalização industrial está deixando de ser apenas uma vantagem competitiva para se tornar uma necessidade no setor, afinal, empresas que se recusarem a aderir-lá correm o risco de ficarem defasadas.

A opção pela digitalização dos processos industriais visa atingir resultados melhores em produtividade, eficiência e lucratividade. Frequentemente, eles também estão alinhados às principais práticas de proteção ambiental e sustentabilidade com o objetivo de utilizar a tecnologia como uma poderosa aliada na mitigação das mudanças climáticas.

Leia mais: A importância do digital no gerenciamento de ativos

Tecnologias e processos da digitalização industrial

A quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0, é a consequência da hiperconectividade, em que as informações e soluções estão apenas a um clique de distância e encontram-se acessíveis para grande parte da população mundial, algo inimaginável há pouco mais de uma década. Assim, com a velocidade, alcance e nível de transformação ligados à digitalização atual, até 2050, a previsão é que 500 bilhões de dispositivos estejam conectados à internet, de acordo com a Cisco.

Ao contrário do que se imagina, a Indústria 4.0 não é necessariamente sinônimo de processos inteiramente autônomos e automatizados. As pessoas continuarão a desempenhar um papel fundamental nas indústrias do futuro. Com o aumento da complexidade do trabalho ocasionado pela automação, a tecnologia precisa ser vista como uma aliada no crescimento da capacidade de trabalho dos colaboradores, proporcionando maior produtividade e qualidade ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e conforto dentro das indústrias.

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, as organizações de hoje são capazes de operar com um conjunto de soluções digitais a partir de uma abordagem multidimensional, ou seja, que envolve recursos, processos, tecnologia e cultura organizacional, integrando a engenharia e o negócio, a fim de alcançar uma operação mais eficiente e sustentável. Dessa forma, a Pöyry possui as seguintes expertises em digitalização industrial:

Smart Site

Os serviços de consultoria oferecidos pela Pöyry para a criação de Smart Sites incluem a construção de um roadmap capaz de suportar as necessidades atuais e futuras de uma planta industrial, tanto em projetos greenfield quanto em brownfield. Utilizam-se as tecnologias de Big Data, Machine Learning, Visão Computacional, Realidade Aumentada, Simulação, Digital Twin (gêmeos digitais) e AGV (Automated Guided Vehicles), que são implementadas por meio de um conjunto de soluções digitais que otimizam processos e operações da planta industrial em termos de eficiência, segurança e qualidade, enquanto promove o desenvolvimento sustentável.

Indústria do futuro

A partir das melhores tecnologias digitais, como Digital Twin e Inteligência Artificial, a indústria do futuro tem como objetivo o investimento em ações sustentáveis e inovação, conectando as fábricas com máquinas inteligentes e autônomas, para otimizar os processos e fornecer melhores condições de trabalho para os colaboradores.

Atuações da Pöyry na digitalização industrial

Quando se trata de digitalização industrial no Brasil, a Pöyry está na vanguarda de tecnologias, como inteligência artificial, machine learning e realidade virtual, devido à ampla experiência internacional do Grupo AFRY, na qual a Pöyry é parte. Os processos de digitalização do grupo seguem as diretrizes ambientais, visando acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável.

No setor industrial, as empresas já compreenderam a importância da manufatura digital. A Pöyry ajuda os clientes em todas as etapas dessa jornada, desde as fases de Assessment da maturidade 4.0 e criação da fundação digital até a completa digitalização dos seus negócios. Com um time interdisciplinar de especialistas em digitalização industrial, a Pöyry oferece soluções capazes de reduzir os custos de produção por meio da redução de matérias-primas utilizadas, da eficiência energética e da evolução do processamento de dados, o que possibilita que os responsáveis pelas indústrias tomem melhores decisões.

Os resultados obtidos a partir da digitalização industrial também incluem a transparência nas operações, segurança das informações e do trabalho, agilidade e a prevenção a acidentes naturais. Para isso, as soluções oferecidas pela Pöyry vão desde a atualização e otimização de equipamentos existentes, até a implantação de novas tecnologias.

Leia mais: Internet das Coisas e Indústria 4.0: grandes transformações que andam lado a lado

Relação entre a digitalização industrial e a sustentabilidade na Pöyry

A sustentabilidade está presente em todos os processos de digitalização do Grupo AFRY, mesmo em soluções que não estão diretamente ligadas à pauta. Seguindo rígidos padrões ambientais, as empresas do grupo, incluindo a Pöyry, auxiliam os clientes no cumprimento das metas e nas mudanças necessárias para investir em um futuro mais sustentável, a partir de serviços de planejamento e consultoria ambiental.

As novas tecnologias digitais são ferramentas poderosas para enfrentar as mudanças climáticas e reduzir as emissões globais, auxiliando as empresas a evitar desperdícios e aumentar a eficiência do uso de energia e recursos naturais em suas operações. A Pöyry e seus mais de 16 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria e energia atuam de forma conjugada nessas duas frentes: digitalização e sustentabilidade. Elas são parte fundamental de nossa estratégia de negócios e pré-requisito das soluções que desenvolvemos para os nossos clientes.

Com o aumento da eficiência no uso de ativos e eficiência energética, resultado das melhorias no planejamento, a digitalização impacta diretamente na redução e otimização do uso de recursos naturais nos processos industriais. Tecnologias como a IA também são responsáveis pela redução de riscos ambientais e pela valorização do fator humano, melhorando as condições de trabalho e contribuindo para a segurança operacional.

Making Future