Estudos ambientais e de sustentabilidade

Desenvolver projetos de consultoria para obtenção de licenças ambientais é um grande desafio no mercado brasileiro. A Pöyry comprova sua competência e eficiência, ao longo dos últimos 10 anos, apresentando um vasto leque de produtos, incluindo estudos ambientais, análise de viabilidade socioambiental e acompanhamento dos processos de licenciamento.

Durante o período de crescimento do setor de papel e celulose, a Pöyry desenvolveu estudos para licenciamento ambiental de empreendimentos do setor em diferentes estados brasileiros e participou de dezenas de audiências públicas. Essa experiência consolidada é compartilhada pela Pöyry com seus clientes para garantir o sucesso nos projetos, e em todos os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) desenvolvidos.

Atualmente, a Pöyry tem atuado fortemente em licenciamentos e estudos ambientais para diversos setores da economia, como Papel e Celulose, Mineração e Metalurgia, Químicos e Biorrefinaria, indústria, alimentícia, Energia, Infraestrutura (terminais portuários, rodovias, ferrovias e pontes), entre outras indústrias.

Conheça os principais serviços oferecidos:

Sustentabilidade – Relatório de sustentabilidade (padrão GRI); Estudos de benchmarking relacionados a Sustentabilidade; Elaboração de estratégia de sustentabilidade; Avaliação de sustentabilidade de projetos ou empreendimentos e Certificação de construções sustentáveis.

Mudanças climáticas – Identificação e avaliação de Impactos pelas mudanças climáticas; Análise do risco de impacto climático; Estratégias climáticas; Inventário de gases de efeito estufa (GEE); Plano estratégico para redução de emissão de GEE; Pegada de carbono; Cálculo do sumidouro e estoque de carbono e Tecnologias de redução e captura de carbono.

Estudos ambientais – Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA); Relatório Ambiental Preliminar (RAP); Estudo Ambiental Simplificado (EAS); Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV); Relatório de Controle Ambiental (RCA) etc.

Licenciamento ambiental – Obtenção de licença prévia de instalação e operação de empreendimentos; acompanhamento e atendimento de condicionantes de licença ambiental; gerenciamento de medidas mitigadoras e execução de planos básicos ambientais.
 

Planos ambientais – Planos Básicos Ambientais (PBA); Plano de Aproveitamento Econômico (PAE); Plano de Fechamento de Mina (PFM) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD).

Monitoramentos ambientais – Qualidade de água superficial e subterrânea; qualidade de solo; qualidade de ar; ruído ambiental; flora e fauna.
 

Modelamentos ambientais – Estudo de Dispersão Atmosférica (EDA); Estudo de Propagação de Ruído (EPR); Estudo de Autodepuração de Efluentes Líquidos; Estudo de Dispersão de Efluentes (determinação da zona de mistura).
 

Avaliação de riscos – Estudo de Análise de Riscos (EAR); Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR); Plano de Ação de Emergência (PAE); Análise de Risco Ambiental (ARA).
 

Áreas contaminadas – Estudos para investigação e remediação de solo e de água subterrânea.

Uso de água – Estudo de redução de consumo de água; Avaliação de reuso de água e efluente; Avaliação de desempenho de ETA e ETE; Projeto de engenharia de ETA e ETE e Pegada hídrica.

Economia circular – Avaliação do nível e potencial de circularidade; Minimização na geração de resíduos; Plano estratégico de gerenciamento de resíduos; Análise de alternativa do uso de resíduos; Projeto de central de tratamento de resíduos (compostagem e corretivo de acidez de solo).

Auditorias ambientais – Auditoria de conformidade ambiental e auditoria compulsória;

Estudos sociais – Realização de diagnósticos sócio participativos e de percepção ambiental, Avaliação de impacto social; Gestão socioambiental; Retorno Social do Investimento (método SROI); projeto de educação ambiental e comunicação social e Plano de reassentamento.

Serviços florestais – Supressão de vegetação; estudos para alocação de reserva legal e área de preservação permanente; projeto de corredores ecológicos e planos de manejo para Unidades de Conservação (UC).

Relatórios ambientais para instituições financeiras e de fomento de projetos: BNDES, BID, SUDECO, Banco Mundial, IFC e organismos privados.

Leia também:

Sustentabilidade deixou de ser uma questão ambiental

  • Apoio em 90%dos licenciamentos

    90% do licenciamento da produção nacional de celulose na última década foi realizado com apoio da Pöyry

    + de 200estudos

    Mais de 200 estudos relacionados ao meio ambiente e sustentabilidade realizados na última década para diversos setores.