Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

2 Sep 2021

Primeira etapa do Projeto Puma II, da Klabin, entra em operação, com suporte de engenharia, suprimentos e gerenciamento da Pöyry

Empresa esteve envolvida no projeto desde o início e também foi responsável pela realização do estudo conceitual e da engenharia básica

A Klabin concluiu a Fase I do Projeto Puma II, com a entrada em operação da MP27. Com capacidade produtiva de 450 mil toneladas, a nova máquina dá início à produção do Eukaliner®, o primeiro papel kraftliner do mundo feito 100% com fibras de eucalipto. Considerado o maior investimento da história da Klabin, o Projeto Puma II tem investimento estimado em R$ 12,9 bilhões e foi planejado em duas etapas. A primeira, com a máquina de kraftliner, e a segunda fase, uma máquina de papel cartão, que terá capacidade produtiva de 460 mil toneladas anuais, consolidando a Klabin como produtora global de papéis para embalagens de alimentos líquidos (leites e sucos) e industrializados. Com produção de celulose integrada, o projeto contou com o suporte de engenharia, suprimentos e gerenciamento da construção e montagem da Pöyry para os objetos do BOP (Balance of Plant).

“A Pöyry tem muito orgulho de fazer parte de um projeto da dimensão do Puma II, aportando nossa expertise em Engenharia e contribuindo com as tecnologias mais avançadas em sustentabilidade”, afirma Fábio Bellotti da Fonseca, presidente da Pöyry para a região das Américas. “A bioindústria tem um papel fundamental na transição para uma economia sustentável, e o projeto Puma II é uma referência nessa direção, gerando valor para as duas partes”, destaca.

Nesta fase do Projeto Puma II, a Pöyry atuou no BOP (Balance of Plant), na modalidade EPCM (Engineering, Procurement, Construction Management), que incluiu as fases de engenharia e gerenciamento das plantas complementares e interligações entre as ilhas de processo. A empresa europeia de serviços de engenharia, projetos e consultoria está envolvida com o Projeto Puma desde o seu início, tendo participado ativamente do Projeto Puma I e, no Projeto Puma II, foi responsável também pela realização do estudo conceitual e da engenharia básica.

“A atuação conjunta da Pöyry com Klabin, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, reflete uma parceria de confiança de longa data e que nos ajudará a abastecer o mercado em um momento de forte demanda por embalagens”, completa Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação e Sustentabilidade da Klabin.

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global. Nós aceleramos a transição para uma sociedade mais sustentável.

Somos parte do grupo AFRY com mais de 16 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, criando soluções sustentáveis para as próximas gerações.

Making Future