Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

29 Jan 2021

Pöyry: Consultoria Florestal

À medida que a população mundial cresce, aumenta-se a demanda por fibras, combustíveis, materiais estruturais, entre outros itens provindos de recursos florestais, especialmente plantios florestais. Ao mesmo tempo, a sociedade deseja que tais matérias-primas sejam produzidas de maneira cada vez mais sustentável. Tal dinâmica exige do setor de base florestal uma renovação e melhoria permanente de suas operações. A Consultoria Florestal da Pöyry, membro do grupo AFRY, ajuda os produtores, consumidores e financiadores a alcançar e demonstrar desempenho ambiental, social e econômico.

Soluções integradas

A equipe de Consultoria Florestal da Pöyry no Brasil é líder no país, com mais de 200 trabalhos feitos nos últimos sete anos. Atua também na América do Sul e África, com mais de 50 estudos no mesmo período. Sua longa expertise lhe dá a capacidade de disponibilizar às empresas de base florestal consultoria estratégica e operacional ao longo de toda a cadeia de negócios. 

Seu ponto de partida são soluções integradas, inovadoras e eficazes, que atendem a uma série de necessidades, começando por Boletins de Preço; Estudos de Mercado; Avaliação de Ativos e Excelência Operacional. Passando por serviços de Due Diligences e Inventários; Análises de Oportunidades Industriais; Benchmark e Análises de Competitividade; Assessoria para Venda ou Compra de Ativos e Manejo Operacional de Florestas. Além disso, a Pöyry alia a este profundo conhecimento do mercado, as capacidades multidisciplinares de uma equipe global de especialistas. 

As soluções são desenvolvidas para as necessidades e condições específicas de cada cliente e incluem discussões no início e durante todo o desenvolvimento dos projetos. Estas envolvem os profissionais do cliente e da Pöyry para uma realização integrada, que se reflete em qualidade e confiança.

Consultoria Florestal contribui para a sustentabilidade 

A Consultoria Florestal melhora a sustentabilidade econômica dos negócios de base florestal por meio dos serviços que permitem ganhos de eficiência e produtividade ou fornecem Inteligência de Mercado. Ela também desempenha um papel importante na criação de um mundo de baixo carbono.

Posto isto, em acordo com os eixos estratégicos da empresa, a Consultoria Florestal da Pöyry busca desenvolver bancos de dados cada vez mais precisos e também ajudar os clientes a implantar e conduzir manejos florestais que estejam cada vez mais sustentáveis. Nestes quesitos, podemos destacar o mapeamento das florestas plantadas e o apoio ao desenvolvimento da atividade silvipastoral.

Perícia e tecnologia favorecem mapeamento abrangente e preciso das florestas

Produtores e consumidores de madeira de plantio precisam de uma visão muito precisa do balanço atual ou futuro entre oferta e demanda de madeira. A estimativa de oferta depende da área plantada, distribuição de idade das florestas, produtividade e regime de manejo. Nas regiões onde a oferta e a demanda estão próximas do equilíbrio, um pequeno erro pode alterar completamente a visão sobre o balanço de mercado com um horizonte de alguns anos. Assim, como induzir a decisões erradas em relação a investimentos em florestas ou novas fábricas consumidoras.

Por isso, desde 2015 o mapeamento abrangente e preciso das áreas de plantios florestais têm sido uma grande prioridade da Consultoria Florestal da Pöyry. Nos últimos seis anos, já foram mapeados cerca de 8,5 milhões de hectares, o que representa cerca de 95% da área total de plantios florestais no Brasil reportada pela IBA – Associação da Indústria Brasileira de Árvores, em seu Relatório Anual 2020. Os dados atualizados pela Pöyry em 2020 corresponderam a cerca de 2 milhões de hectares. 

Esse mapeamento preciso está baseado na análise de imagens de satélite de alta resolução e é feito de forma semiautomática, ou seja, um técnico especialista em geoprocessamento e florestas observa e corrige se necessário cada polígono definido como área florestal nas imagens de satélite. O mais importante é que os resultados são calibrados a partir dos bancos de dados da empresa, que representam mais de 3 milhões de hectares e incluem, entre outras fontes, observações no campo, imagens de sobrevoo por drones e mapas cujo uso foi liberado por clientes. Além de informações públicas de plano de manejo de algumas empresas. Em regiões planas ou suavemente onduladas, a incerteza da estimativa de área plantada atingida pela Pöyry é geralmente menor do que 3% e pode ficar inferior a 0,5% em casos favoráveis.

Consultoria Florestal apoia o desenvolvimento da atividade silvipastoril

Existe um crescente interesse de produtores florestais, produtores de gado ou investidores financeiros na integração das atividades de pecuária e de produção florestal. Tal integração traz oportunidades de diversificação de fontes de renda, contribuição ao conforto dos animais que se beneficiam da sombra das árvores e melhoria do balanço de carbono em relação à atividade pecuária tradicional. 

A Consultoria Florestal da Pöyry tem acompanhado alguns dos líderes com esta atividade silvipastoril no Brasil e no Uruguai. Com sua longa experiência global, pode ajudar os clientes a escolher as melhores práticas silviculturais, definir um plano de negócio e estimar a rentabilidade da atividade silvipastoril, aliado à realização do acompanhamento do negócio a longo prazo.