Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

28 May 2019

Pöyry apresenta case de gestão no 3º Fórum de Gerenciamento de Projetos da Irani

Empresa evidenciou as causas mais comuns para o fracasso de projetos e como neutralizá-las

Há mais de 50 anos executando projetos no segmento de papel e celulose, a Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, compartilhou sua experiência em gestão durante o 3º Fórum de Gerenciamento de Projetos da Irani, realizado no dia 15 de maio, em Campina da Alegria (SC).

Em sua apresentação, o gerente de projetos da Pöyry, Rodrigo Brisighello, evidenciou as causas mais comuns para o fracasso de projetos e como neutralizá-las. A ideia foi sustentada na seguinte pergunta: “Se sabemos quais são os fatores que fazem um projeto ser bem-sucedido, por que muitos ainda não são?”.

Segundo ele, a resposta inclui planejamento e gerenciamento ineficazes, cronograma não realista e responsabilidades não definidas claramente. Em contraponto, disse que processos bem definidos e flexíveis baseados em boas práticas de gestão, equipe experiente e atualizada e vasto conhecimento no setor são alguns dos trunfos para o sucesso.

No caso da Pöyry, uma das iniciativas de destaque é a realização de um workshop interno a fim de compartilhar as lições aprendidas ao final de cada projeto, mesmo com aquelas equipes que não participaram da execução. 

Seguindo na linha dos bons exemplos, o Gerente de Planejamento da Pöyry, Alan Schmolzer, que também participou do Fórum, esclarecendo dúvidas da plateia na dinâmica final, enfatizou o esforço da Irani na realização do evento. Para ele, o enfoque dado ao trabalho de gerenciamento de projetos é uma ótima maneira de buscar melhores resultados. “Nem todas as empresas têm essa preocupação com a boa gestão. O que a Irani faz é essencial, porque oferece aos seus profissionais a possibilidade de discutir novas concepções e ferramentas fora da rotina do dia a dia. Parabéns para a Irani”, completa.

O EVENTO

Organizado anualmente pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) e Projetos Estratégicos desde 2017, com apoio das áreas de Desenvolvimento de Pessoas, TI e Comunicação, o Fórum cumpre um importante papel na disseminação dos conhecimentos relacionados ao tema para toda a empresa. Ligado à Controladoria, o EGP dá suporte a todas as áreas na elaboração, execução e encerramento dos projetos. Atualmente, são 55 projetos em acompanhamento e outros 20 em fase de planejamento.

“A gente vive de papel e embalagens, não de projetos. Mas são os projetos que pavimentam o nosso caminho na busca por novos clientes, menos custos e maior desempenho. Por isso, a cada edição do Fórum o nosso objetivo é expandir as temáticas para atingir o maior número de colegas com esse conhecimento tão importante”, enfatiza Keeoma Tonini, do EGP e um dos organizadores.

Sobre a Irani

Fundada em 1941 e controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional Grupo Empresarial da Região Sul do País, a Irani é hoje uma das líderes do setor de Embalagens de Papelão Ondulado no Brasil, além de ser referência no setor de Papel para Embalagens (rígidas e flexíveis).

Com produção integrada, florestas próprias, energia autogerada e máquinas e equipamentos constantemente atualizados, a Irani produz papéis para embalagens, chapas e embalagens de papelão ondulado, resinas de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade e competitividade.

A Irani possui seis unidades de negócios: Papel para Embalagens – Vargem Bonita (SC) e Santa Luzia (MG), Embalagem PO – Vargem Bonita (SC), Indaiatuba e São Paulo (SP) e Resinas – Balneário Pinhal (RS), além de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC). Empresas controladas pela Irani: Habitasul Florestal S.A., HGE – Geração de Energia Sustentável S.A. e Irani Geração de Energia Sustentável Ltda (que estão em fase de avaliação de projetos eólicos para implementação) em Porto Alegre (RS) e Iraflor Comércio de Madeiras Ltda em Vargem Bonita (SC).

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia e consultoria, que oferece soluções inteligentes para clientes das áreas de energia, transmissão e distribuição, indústria florestal, químicos e biorrefinaria, mineração e metalurgia, infraestrutura, água e meio ambiente. Juntos aos clientes, trabalha com as mais recentes inovações digitais.

Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica, serviços de engenharia e gerenciamento de obras, sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação dos mais diversos tipos de projetos.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974. Atualmente, conta com aproximadamente 500 colaboradores no País.

Globalmente, a empresa possui cerca de 5.500 especialistas, distribuídos em 40 países e 115 escritórios locais. O faturamento do grupo em 2017 foi de 522 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

Siga a Pöyry nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.