Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

8 Jul 2021

A importância de uma gestão ativa de saúde e segurança no trabalho

Muitos acidentes de trabalho podem ser evitados com uma gestão de saúde e segurança ocupacional. Esta é responsável por reduzir as taxas de acidentes, aumentar o bem-estar no trabalho, evitar perdas de ativos e melhorar a continuidade dos negócios. Por isso, ter a segurança como parte essencial da forma de fazer negócios - especialmente levando em consideração que 80% dos acidentes são causados por fatores humanos -, além de proteger a saúde e bem-estar dos colaboradores, também é uma forma de atingir metas de sustentabilidade.

Para a Pöyry - empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global -, investir na saúde e segurança de seus colaboradores e do meio ambiente é mais que uma prioridade, faz parte do seu valor e da necessidade de acelerar a transição para uma sociedade mais sustentável.

Leia também: Auditoria independente favorece a gestão de riscos e amplia qualidade de projetos

Saúde e segurança: importância e ações de prevenção

O controle da saúde e segurança faz parte de um conjunto de estratégias que visam prevenir acidentes e doenças causadas no ambiente de trabalho ou relacionadas às atividades na empresa. Todas essas ações devem estar de acordo com a norma ISO 45001, cujo objetivo é oferecer uma estrutura de gerenciamento dos riscos e oportunidades de uma organização a fim de prevenir lesões e problemas de saúde ocupacional e proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

A mitigação dos riscos ambientais, estes de ordem física, química e biológica, como ruído, calor, poeira, produtos químicos, patógenos, entre outros, é realizada a partir de ações que buscam eliminar, reduzir ou isolar a sua fonte geradora. Em último caso, torna-se obrigatória a utilização de EPIs (equipamentos de proteção individual), juntamente com um treinamento de como utilizá-los.

Além disso, todos os colaboradores passam por avaliações periódicas com um médico do trabalho para impedir o surgimento ou agravamento de qualquer problema de saúde física e mental. São conduzidos exames específicos e, caso haja qualquer ameaça à saúde do colaborador a curto ou longo prazo, as ações preventivas são revisadas para aumentar a sua eficácia.

Saúde e segurança no trabalho com a Pöyry

Um dos maiores desafios ao se implantarem medidas de saúde e segurança nas empresas é a relutância da administração e dos colaboradores em torná-las parte da cultura corporativa. Na Pöyry, o comprometimento da administração com a segurança é total, com a participação obrigatória de técnicos e um engenheiro de segurança em todas as obras para observar e impedir qualquer pequena falha.

Garantir a saúde, a segurança e a integridade das pessoas é um dos pilares da sustentabilidade, assim como assegurar a segurança ambiental em todos os projetos e obras realizadas. Empresas que pensam na proteção do meio ambiente quando estão desenvolvendo os seus projetos, tal como a Pöyry, levam em consideração algumas ações importantes, como:  redução de resíduos, controle de vazamentos, purificação do ar, tratamento da água e preparação de terras.

Leia também: Desafios para um desenvolvimento sustentável é tema de apresentação virtual da Pöyry

Segurança de processos x segurança ambiental

Além das ações de saúde e segurança internas, a Pöyry auxilia os clientes a elaborarem planos de prevenção e eliminação de riscos no trabalho. Parte deste processo é focada em análise qualitativa de segurança, considerando os maiores problemas enfrentados por cada área da empresa.

Uma das análises utilizadas é o HAZOP (Hazard Operability Study). Voltada para a segurança de processo, esta metodologia visa analisar possíveis falhas na etapa de projeto e, com isso, evitar acidentes com danos pessoais, materiais ou ambientais.

Para tanto, a Pöyry utiliza um software de análise que permite um cruzamento de dados de forma mais eficiente, oferecendo informações rápidas e precisas sobre saúde e segurança no trabalho e proteção ambiental. Além disso, ele faz a projeção de variações nos padrões de operação das máquinas e equipamentos, a elaboração de soluções corretivas e preventivas, a análise de riscos corridos por colaboradores e a apuração das possíveis falhas de operabilidade que comprometem a produção.

A rede de especialistas da Pöyry oferece uma gama ampla de serviços de saúde e segurança no trabalho, desde a auditoria até a implementação nos setores da indústria, energia e infraestrutura, ajudando os clientes a maximizarem sua produtividade e criando um valor sustentável para a companhia. Processos de saúde e segurança bem gerenciados e implantados ajudam na administração de riscos e na prevenção de perdas, permitindo uma flexibilidade maior nos negócios.

Making Future