Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

13 Dec 2021

Ferramentas de Realidade Mista e Realidade Virtual em Engenharia

O avanço da Tecnologia Digital e Indústria 4.0 nos processos de engenharia trouxe possibilidades que eram inimagináveis poucos anos atrás. Hoje, somos capazes de ver o futuro de um projeto muito antes de sua conclusão: navegar pelo empreendimento durante qualquer etapa da obra e vislumbrar o resultado final a apenas uma tela de distância. Isso acontece, principalmente, pela gama de aplicações que cresce a cada dia, trazendo termos que, muitas vezes, podem ser confundidos, como Realidade Virtual, Realidade Mista, entre outros.

Essas inovações são evoluções do BIM (Building Information Modeling), utilizado nos projetos de engenharia para a criação de modelos virtuais mais precisos durante as obras. O BIM também é responsável pela integração entre equipes que estão trabalhando no mesmo projeto e no controle de ativos necessários para sua conclusão.

A procura por uma nova forma de visualizar a realidade que está à frente dos nossos olhos tem como objetivo melhorar a experiência de profissionais e clientes por um custo menor e mais rápido em comparação à construção de maquetes, por exemplo.

SAIBA MAIS: BIM@Pöyry: O futuro da colaboração 360º

Realidade Virtual

A Realidade Virtual é capaz de criar a imersão completa do usuário, transportando-o para uma versão 100% digital, que não precisa obrigatoriamente ter semelhança com o mundo real. O recurso é muito aproveitado pela indústria do entretenimento, especialmente para videogames, e na educação, possibilitando treinamentos à distância muito mais eficazes. Quando se trata de projetos de engenharia, a RV apresenta um potencial ainda maior,  uma vez que substitui as representações gráficas tradicionais para um mundo totalmente imersivo.

Na Pöyry, empresa europeia líder em serviços de engenharia, projetos e consultoria, com alcance global, a Realidade Virtual é utilizada para o treinamento imersivo de colaboradores, pois possibilita acompanhar os conhecimentos pré-existentes e auxiliar no aperfeiçoamento das técnicas individualmente. Também é utilizada na navegação virtual pelo o empreendimento, a fim de conferir se a execução em campo está compatível com o modelo digital desenvolvido pela engenharia.

Realidade Mista

A Realidade Mista, por outro lado, traz o digital para a nossa realidade juntamente com um conjunto de tecnologias utilizadas em todas as etapas dos projetos de engenharia, visando diminuir erros, fazer verificações mais precisas, antecipar problemas antes mesmo da montagem e construção e prever o futuro da obra. A RM insere os elementos do produto final nos espaços vazios por projeção 3D, sendo a melhor combinação dos aspectos de realidade virtual e aumentada por unir o universo virtual com o mundo real de uma forma envolvente e interativa.

Nesse cenário, o que mais chega perto dessa tecnologia na aplicação de projetos de engenharia é a utilização do HoloLens, óculos de realidade virtual fabricado pela Microsoft. Com ele, é possível fazer a coordenação e a revisão de projetos no próprio local da obra, trazendo mais segurança e confiabilidade às operações.

Vantagens da Realidade Mista e Realidade Virtual em Engenharia

As tecnologias de Realidade Mista e Realidade Virtual possibilitam enxergar o futuro do projeto durante seu desenvolvimento por meio da tela de um tablet ou dos óculos de RM, portanto, permitem que toda a equipe envolvida no projeto seja capaz de antecipar problemas e corrigi-los a tempo. É a forma mais eficaz de aproximar o trabalho realizado no escritório da execução em campo, aumentando a qualidade do produto final.

Mesmo após a finalização da implantação do projeto, as ferramentas de Realidade Mista e Realidade Virtual contribuem também para os processos operacionais do empreendimento, especialmente quando se trata da manutenção do espaço e dos equipamentos. Afinal, os projetos realizados a partir de modelos digitais são mais precisos e compatíveis com a realidade, por isso, são ótimos auxiliares na operação dos ativos e, consequentemente, no aumento da sua vida útil.

Como a Realidade Mista e a Realidade Virtual são usadas na Pöyry?

A partir dos conhecimentos sobre digitalização acumulados pelo Grupo AFRY ao longo dos anos, a Pöyry está entre as empresas com maior expertise em Realidade Mista e Realidade Virtual no Brasil da atualidade, levando a tecnologia para diversos setores e conduzindo grandes projetos de engenharia que utilizam os modelos digitais, como nas indústrias de papel e celulose, de mineração e alimentícias.

Com muita eficiência, a Realidade Mista e Realidade Virtual da Pöyry oferecem:

  • Verificação do andamento da obra;
  • Aproximação do projeto com a execução em campo;
  • Antecipação de problemas e falhas de equipamentos;
  • Correções remotas de problemas durante a obra;
  • Treinamentos de segurança e operação da planta;
  • Manutenção de ativos por todo o ciclo de vida do projeto;
  • Redução de custos de construção e retrabalhos;
  • Maior qualidade do serviço entregue ao cliente.

A fim de oferecer os melhores e mais completos serviços de digitalização aos clientes ao mesmo tempo em que contribui para um futuro mais sustentável, a Pöyry desenvolveu procedimentos e técnicas de aplicação únicas, além da integração entre dispositivos de Realidade Mista ou Realidade Virtual, como os óculos de RM, Smartphone, iPad ou tablet, com diversos softwares avançados e voltados para todos os setores da engenharia.

Making Future