Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

5 Oct 2021

Entenda a importância dos projetos multidisciplinares para o transporte público

A área de transportes urbanos está em constante expansão no Brasil, o que demanda suporte técnico e operacional contínuo para a execução segura e viável das obras. A urbanização acelerada cria desafios para as áreas de transporte, as quais necessitam de soluções holísticas e inovadoras, desenvolvidas como projetos multidisciplinares, para promover condições favoráveis de produção, trabalho e vida humana.

Como parte do grupo de negócios de Infraestrutura e Meio Ambiente da Pöyry, a área de transportes oferece serviços de engenharia e consultoria para vários sistemas, abrangendo todas as fases de implantação do projeto, desde os estudos de viabilidade até a entrada em operação do empreendimento O processo dos projetos multidisciplinares engloba aspectos ambientais, socioambientais, econômicos, tecnológicos, legais e civis, com foco em sustentabilidade, análises de custo-benefício e análises de risco.

Leia também: Novo marco prevê crescimento da malha ferroviária

Vantagens dos projetos multidisciplinares

Empresas de engenharia que contam com especialistas em todas os campos essenciais para a execução de projetos multidisciplinares na área de transporte público urbano têm a vantagem de centralizar os “findings” e integrar as soluções de forma acessível e privilegiada nas mãos de uma única empresa, facilitando para seus stakeholders o gerenciamento dos dados e da engenharia do empreendimento. Também é essencial oferecer relatórios de profunda complexidade para expor os resultados holísticos de cada etapa do projeto.

A solução integral de infraestrutura abrange todas as disciplinas para o planejamento e implementação do sistema de transporte público: projeto de vias, acessos, túneis, pontes, obras civis em geral, sistemas, material rodante, meio ambiente e integração urbana. Além disso, presta serviços especializados como estudos de análise de riscos, financiamentos, licenciamento de construção, estudos de uso de explosivos (impactos, ruído e vibração), entre outros.

Com essa abordagem holística para a implementação de projetos multidisciplinares, garante-se o mesmo nível de confiabilidade de todos os sistemas e tecnologias utilizados.

Engenharia de infraestrutura para o transporte público urbano

A Pöyry atua nas áreas de estudos, projetos e implantação de sistemas de transporte público urbano em modais rodoviários e ferroviários há mais de 45 anos. Conta com o auxílio de softwares multidisciplinares de ponta e de licenças fornecidas por universidades de alto padrão como parte do programa de digitalização dos processos de engenharia.

Os serviços incluem todas as etapas do ciclo de vida do empreendimento, desde os estudos e engenharia iniciais até a implantação da obra e acompanhamento da fase operacional, de manutenção e serviços específicos como a gestão de financiamento, solicitação de licenças e licitações, estudos ambientais, topografia, geologia, sustentabilidade e consultoria técnica especializada na áreas de pontes, túneis e estruturas subterrâneas em geral, assim como consultoria de sistemas ferroviárias e material rodante.

Seus colaboradores são profissionais engajados que trabalham há muitos anos com transporte público urbano em inúmeras regiões ao redor do mundo, demonstrando habilidade para adaptar conhecimentos e soluções conforme aspectos culturais e econômicos específicos. Além disso, são amplamente reconhecidos como especialistas em transporte nas áreas de planejamento, engenharia de sistemas, engenharia de tráfego e economia.

Leia também: Desenvolvimento urbano e saneamento: setores de amplo potencial

A Pöyry no ambiente dos empreendimentos de Parceria Público - Privada (PPP)

A Pöyry possui mais de 16 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria, energia e digitalização, e atua no ambiente de privatização metroviária de São Paulo há mais de 15 anos como Lender´s Engineer (Engenheiro do Financiador). O projeto começou em 2004 com a implantação da linha 4 amarela do metrô e durou até 2020. Desde 2018, a Pöyry executa os serviços de Auditor Independente da linha 5 lilás e, em 2021, passou a exercer o serviço de Auditoria Independente das linhas 8 e 9, operadas pela Via Mobilidade no ambiente de Parceria - Público Privada (PPP). 

Os projetos multidisciplinares iniciais incluíram gestão de financiamento, consultoria legal, consultoria técnica e socioambiental, acompanhamento do empreendimento como um todo, seguindo as diretrizes do Banco Mundial. Enquanto outras obras do metrô brasileiro normalmente sofrem uma explosão de custos, a implantação da linha 4 amarela foi executada dentro da sua estimativa econômica, resultado direto do forte e eficiente processo de fiscalização.

Financiado pelo Banco Mundial, em 2019 a Pöyry elaborou um estudo de Engenharia Sustentável no universo metroviário de São Paulo com objetivo de criar uma base para os novos projetos multidisciplinares, com foco em sustentabilidade e em aspectos socioambientais para a implementação de futuras obras do metrô de São Paulo, como a linha 19 celeste entre outros.

Making Future