Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. > Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

21 Jul 2020

Covid-19 afeta de maneira distinta os vários segmentos que compõem a indústria de base florestal, aponta Pöyry

Esta é a principal conclusão da última edição do Pöyry Radar, que traz ainda os preços médios da madeira comercializada nas diversas regiões produtoras do Brasil

Os impactos da pandemia da Covid-19 na indústria de base florestal brasileira foram sentidos de maneiras diferentes pelos vários segmentos que compõem sua cadeia de valor. Esta é principal conclusão da edição do 2º trimestre de 2020 do Pöyry Radar, boletim trimestral publicado pela Pöyry, empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria, e que traz ainda detalhes sobre as variações de consumo e preços de madeira por setor e região.

“A redução na atividade econômica afetou negativamente o consumo de madeira pelas empresas que atuam, principalmente, no mercado doméstico, mais especificamente na produção de painéis de madeira, madeira serrada e papel imprensa”, explica Dominique Duly, gerente de consultoria em Energia e Agroindústria da Pöyry no Brasil.

Já as empresas que fazem parte da cadeia de valor de exportação - especificamente na produção de celulose e carvão vegetal para siderurgia ou compensados – e que não interromperam a atividade por razões operacionais, “mantiveram ou ampliaram o nível de produção em função do aumento de competitividade ligado à desvalorização do real frente ao dólar, e da diminuição de produção concorrente da China”, completa Duly.

A influência da Covid-19 nos preços médios estaduais da madeira foi limitada e bem menor do que os impactos de eventos de mercado mais usuais, tais como alterações de custos o do misto de fornecedores.

O Pöyry Radar está disponível para assinantes. Para mais informações, entre em contato com Nathalia Moletta pelo e-mail: ou pelo telefone (41) 3051-1163.

Sobre o Pöyry Radar

O Radar, boletim publicado trimestralmente pela Pöyry de forma contínua desde 2007, contém dados de preços e custos da indústria de base florestal. As estimativas de preço de madeira e de custos de florestas publicados são resultado da coleta de dados primários de mais de 150 empresas localizadas nas principais regiões florestais do Brasil, que compreendem os estados do Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Todos os preços de madeira publicados incluem os impostos PIS e Cofins. Os preços de madeira em tora são sempre com casca.

Além dos preços de madeira em tora e custos florestais levantados diretamente no mercado, outros indicadores relativos ao mercado florestal nacional (dados de produção e da exportação de celulose, de madeira serrada, de painéis de madeira) coletados de fontes oficiais, e o Índice Nacional de Custos da Atividade Florestal (INCAF).complementam o boletim.

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia, projetos e consultoria. Apoiamos os nossos clientes a progredirem em sustentabilidade e digitalização.

Somos parte do grupo AFRY com mais de 17 mil especialistas dedicados nas áreas de infraestrutura, indústria e energia, operando em todo o mundo para criar soluções sustentáveis para a próxima geração.

Making Future.

Visite nosso site http://www.poyry.com.br e siga-nos no  LinkedIn