Transporte público-urbano

Enfrentar os desafios requer especialização em setores como técnico, financeiro e operacional e um entendimento abrangente de seus impactos no transporte público urbano. A Pöyry é uma empresa dedicada a dar suporte aos setores públicos e privados com o objetivo de alcançar soluções sustentáveis e personalizadas para as necessidades específicas de transporte do cliente.

Seus colaboradores são profissionais engajados e amplamente reconhecidos como especialistas em transporte nas áreas de planejamento, engenharia de sistemas, engenharia de tráfego, economistas e outros profissionais de disciplinas correlacionadas, que formam a equipe chave dos projetos de transporte urbano.

Por meio das equipes multidisciplinares são oferecidos serviços de consultoria em todas as fases do projeto – desde a elaboração de um plano diretor, estudos de viabilidade, projeto e engenharia, até a assistência técnica durante o comissionamento e operação. A Pöyry fornece toda a expertise necessária para o desenvolvimento de um projeto em cada fase.

A abordagem profissional com relação à análise e solução de problemas específicos dos sistemas de transporte urbano é baseada em um profundo conhecimento dos diversos modais, incluindo ônibus, ônibus elétricos, veículos leves sobre trilhos, metrô e trens metropolitanos. Cada modal tem suas características específicas em termos de capacidade, custos de implantação e potencial de melhoria. Isto porque o modal mais apropriado é determinado pelo meio ambiente urbano e consequentemente sua integração com outras formas de transporte desempenha um papel fundamental.

Sistemas e tecnologias

A engenharia dos sistemas de transporte é baseada numa abordagem integrada das capacidades técnica e econômica, bem como envolve uma vasta gama de disciplinas. Por isso, a qualidade e performance das soluções dependem das decisões certas no momento certo e frequentemente se prolonga em muitos pormenores dos componentes envolvidos.

Planejamento & Operação

O sucesso do transporte público é o resultado de uma multiplicidade de decisões necessárias à elaboração do planejamento, tanto estratégico como de implantação.

Engenharia de infraestrutura

A engenharia de infraestrutura abrange todas as disciplinas para o planejamento e implementação do sistema de transporte público: trabalho de pistas, estradas e acessos, túneis, pontes, obra civil, meio ambiente e integração urbana. Além disso, presta serviços especializados, em financiamento, solicitação de licença de construção, estudos de ruído e vibração, topografia e assistência durante a execução destes procedimentos, assim como durante a sua implantação tanto para o setor público como privado. A instalação inclui o gerenciamento do projeto, garantia de qualidade, documentação “as built” e supervisão do fluxo de caixa.

Engenharia eletromecânica

A qualidade e performance de sistemas modernos de transporte dependem principalmente de equipamento técnico. Nesta área, o progresso tem sido consideravelmente rápido.

Organização e finanças

A organização e gerenciamento de empresas de operação de transporte público têm sido objeto de uma crescente atenção, tendo em vista a intensificação competitiva entre as mesmas. Abordagens empresariais são vistas como necessárias além do simples enfoque na qualidade e economia da operação.

Engenharia de “Green Rail”

Leia mais sobre engenharia de “Green Rail” na página de sistema ferroviário.