Mineração e Metalurgia

Consultoria estratégica e soluções inovadoras e sustentáveis “da mina ao porto”, com portfólio completo de serviços para atender aos clientes em todas as etapas dos projetos.

A unidade de negócios de Mineração e Metalurgia da Pöyry desenvolve, junto aos clientes do Brasil e América Latina, um conceito denominado “da Mina ao Porto”, que consiste em oferecer um portfólio completo de serviços e soluções durante todo o ciclo de desenvolvimento do projeto. O principal objetivo é estabelecer um relacionamento de longa duração e confiança, promovendo maior eficiência, eficácia, minimizando os riscos e reduzindo os custos durante a transição das etapas do projeto.

Este portfólio contempla soluções desde a concepção do projeto, por meio da elaboração de estudos de viabilidade técnica e econômica, exploração mineral, análise e estudos sobre impacto ambiental, engenharia, construção, implementação, gerenciamento e estudos de logística, considerando a melhor rota através de ferrovias, rodovias, mineroduto ou porto.

Para oferecer este amplo portfólio, a Pöyry conta com a colaboração de profissionais especializados em diversas áreas no Brasil e no exterior, trabalhando em sinergia entre si e com as equipes dos clientes, para identificar, analisar e implementar soluções inovadoras e estratégicas, utilizando excelência na gestão de riscos técnicos, econômicos e socioambientais.

A busca por inovação incentivou a Pöyry a desenvolver uma metodologia de engenharia e gerenciamento para implantação contínua de projetos correntes durante a fase de operação, com uma equipe multidisciplinar focada em atender às necessidades especificas de cada cliente. Esta postura possibilita a oferta de soluções e serviços para executar projetos de diversas características, tendo como objetivo promover a melhoria de processos e desempenho, modernização de equipamentos, eliminação de gargalos, redução nos custos de manutenção, projetos de segurança, saúde e meio ambiente.

Conheça os principais serviços oferecidos neste setor:

  • Concepção e Planejamento - seleção e avaliação do projeto; planejamento do projeto; avaliação das informações geológicas, geofísicas e geoquímicas; estimativa de investimentos; cronograma do projeto; direitos minerários; planejamento e gerenciamento da pesquisa mineral.
  • Exploração e Pesquisa - reconhecimento e mapeamento geológico; avaliação do ambiente geológico; levantamentos geoquímicos e geofísicos; amostragens e análises; escavação de poços e trincheiras; seleção de alvos prioritários para sondagens; planejamento e supervisão de sondagens e amostragens; análises químicas; cálculo das reservas geológicas.
  • Pré-viabilidade -  caracterização tecnológica do minério; caracterização ambiental; definição preliminar do método de lavra; definição preliminar da rota de processos; projeto conceitual da lavra e da planta de beneficiamento; estimativas preliminares de investimentos e custos; estudos de mercado; estudos de pré- viabilidade, elaboração de EIA-RIMA; licenciamento de instalação e operação.
  • Lavra – a céu aberto e subterrânea; elaboração do plano de lavra; dimensionamento e seleção dos equipamentos; cálculos das reservas lavráveis - segundo os critérios da JORC -; infraestrutura para a lavra, abertura e desenvolvimentos da mina e seus acessos; soluções para drenagem da mina; barragem de rejeitos e bota fora; geologia; planejamento e controle das condições de segurança, saúde, higiene e meio ambiente; estimativas de investimentos e custos; estudos de viabilidade e plano de fechamento da mina.
  • Beneficiamento mineral - estudos de desenvolvimento de processos e definição de rotas de processos; projeto conceitual; básico e detalhado de plantas de beneficiamento físico e físico-químico; manuseio de sólidos granulares e polpas de minérios; projetos de instalações de suporte operacional e de apoio à operação; instalações de infraestrutura da planta; estimativa de investimentos e custos; estudos de viabilidade.
  • Transformação mineral - hidro e piro metalurgia dos metais não-ferrosos e preciosos; siderurgia; ferro-ligas; conformação e transformação dos metais; fertilizantes; cimento e cal; vidros e cerâmica; pigmentos, fillers e abrasivos; matérias primas para construção civil.
  • Expedição - logística out-bound (rotas e meios rodoviários ferroviários, fluviais/marítimos), portos e terminais; bem como dimensionamento de equipamentos de carga e descarga.

Toda esta expertise é reconhecida pela participação em diferentes tipos, níveis de complexidade e portes de projetos de mineração e metalurgia, sendo sua atuação muito bem conceituada junto a diferentes setores da economia.

+ de55anos de projetos

Mais de 55 anos de experiência
em projetos no mundo.