Engenharia conceitual

Novos projetos, seja browfield ou greenfield, devem ser avaliados em todos os seus aspectos, mercadológicos, técnicos e econômicos, antes que a decisão de implantação seja tomada.

Uma etapa muito importante no ciclo de vida de um projeto  se refere a conceituação técnica, em que análises de alternativas, contemplando suas vantagens técnicas, operacionais e  econômicas devem ser estudadas com o objetivo de que seja identificada a melhor alternativa para implantação do empreendimento a luz do “estado da arte”, com tecnologias atuais, baixos custos de operação e manutenção, e com retorno atrativo.

Uma equipe técnica experiente, dinâmica, com conhecimentos multidisciplinares e espirito inovador é imprescindível para o perfeito desenvolvimento do embrião de um novo empreendimento.

A forte experiência da Pöyry em estudos técnicos e econômicos, engenharia, gerenciamento, comissionamento e assistência à partida de plantas industriais, nos diversos setores em que atua, aliada à qualificação técnica multidisciplinar de seu quadro pessoal, permite a realização de projetos conceituais de alto valor agregado, fornecendo todos os elementos para que a tomada de decisão para prosseguimento do projeto para a etapa seguinte (engenharia básica) seja feita com base em informações sólidas e  confiáveis, dando todo o conforto necessário aos gestores do negócio.

Líder noSetorde Papel e Celulose

Mais de 95% da engenharia conceitual de novos projetos ou ampliações do setor de papel e celulose, nos últimos 15 anos, foram realizados pela Pöyry.

Nos últimos anos, a Pöyry realizou projetos conceituais para empresas dos mais diversos setores industriais, como Papel e Celulose, Indústria de Base Florestal, Mineração e Metalurgia,  Químicos e Biorrefinaria, entre outros.  Além disso, fez também trabalhos para o setor de Infraestrutura como portos, terminais marítimos e fluviais, pontes, túneis, centros de distribuição logísticos, etc.

Estes projetos conceituais foram desenvolvidos tanto para novos empreendimentos quanto para a ampliação de capacidade de plantas existentes, considerando estudos de sinergia entre novas instalações  e as existentes. Incluem também estudos de melhoria de desempenho tendo como metas principais o aumento de produção por meio de eliminação ou redução de gargalos, diminuição de consumos de produtos químicos,  de água, de vapor e  de energia, fornecendo dados e informações para elaboração de estimativas de investimento, de custos operacionais e análise econômica destes projetos.

+ de200projetos conceituais

Mais de 200 projetos conceituais, realizados nos últimos 15 anos para diversos setores

Os principais serviços desenvolvidos em um projeto de engenharia conceitual contemplam:

•Critérios de projeto;

•Balanços de massa (matérias-primas, produtos químicos, água e efluente);

•Balanços de vapor e energia;

•Dimensionamento básico ;

•Diagrama preliminar de processo;

•Descrição do processo por área produtiva;

•Estudo preliminar de layout;

•Análise de alternativas técnicas;

•Fornecimento de dados e informações para elaboração de estimativa de investimento, custos operacionais e análise de viabilidade econômica;

•Fornecimento de dados e informações para licenciamento ambiental;

•Fornecimento de dados e informações para a elaboração de relatórios de apresentação do projeto para órgãos governamentais para a solicitação de incentivos e financiamentos.