Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

28 Aug 2017

Pöyry discute tendências para o setor de base florestal na 5ª semana de celulose e papel da ABTCP

Realizado em Três Lagoas (MS), evento teve como tema a Indústria 4.0 e sua aplicação nos processos industriais de celulose e papel

A Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, realizou uma palestra durante a 5ª Semana de Celulose e Papel da ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, para discutir as inovações, novos produtos e novas rotas tecnológicas para o setor de base florestal. O evento aconteceu entre os dias 22 e 24 de agosto, em Três Lagoas (MS), e teve como tema a Indústria 4.0 e sua aplicação nas indústrias de processo.

Carlos Farinha, vice-presidente da Pöyry, destacou em sua palestra que o setor florestal tem cada vez mais o seu foco voltado para o uso integral e sustentado da área plantada e não mais em um conjunto discreto de produtos e subprodutos ao longo da sua cadeia produtiva. Para o executivo, há uma renovação e reavaliação da estrutura de produção, especialmente nas regiões geográficas desenvolvidas.

Farinha listou algumas forças motoras que impulsionam a renovação no setor, tais como a mudança drástica nos mercados dedicados à comunicação, em especial o mercado de papéis gráficos devido à revolução digital e sua influência nas mídias; a perda de competitividade das regiões desenvolvidas do hemisfério Norte, em comparação às regiões em desenvolvimento do Sul, em função do baixo custo de produção de madeira oriunda das plantações de alto rendimento; o deslocamento do crescimento do consumo para as regiões em desenvolvimento do Sul, especialmente para a Ásia; a mudança do conceito de um produto principal para vários produtos e subprodutos que podem ser originados ao longo de toda a cadeia produtiva; e a maior conscientização em relação aos produtos derivados da biomassa, ambientalmente amigáveis e sustentáveis.

“Esta consciência da necessidade de reinvenção do setor tem levado a esforços e investimentos extraordinários em pesquisa e desenvolvimento”, conta o vice-presidente da Pöyry, ao destacar que a busca da inovação abrange a procura de novas soluções desde a base de matéria-prima fibrosa, cadeia completa de produção, o desenvolvimento de novos produtos sustentáveis e modelos de negócio mais eficazes.

Farinha chamou a atenção para os componentes - óleos e materiais graxos, açúcares, lignina e gases – gerados a partir da cadeia de produção das fábricas de celulose, que formam quatro plataformas básicas para o desenvolvimento de novos produtos. Ele também apresentou exemplos de oportunidades com novos produtos para a indústria de base florestal.

A Pöyry também estará na ABTCP 2017 – 50º Congresso Internacional de Celulose e Papel, cujo tema este ano será Indústria do Futuro: Novos Caminhos, Novos Processos e Inovações Tecnológicas, e que acontece entre os dias 23 a 25 de outubro, em São Paulo.

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia e consultoria, que entrega soluções inteligentes a clientes da indústria florestal, papel e celulose, mineração e metalurgia, químicos e biorrefinaria, infraestrutura, água e energia (geração, transmissão e distribuição). Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 500 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui cerca de 5.500 especialistas, distribuídos em 40 países e 130 escritórios locais. O faturamento do grupo em 2016 foi de 530 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

Siga a Pöyry nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.

Informações à imprensa:

GPCom Comunicação Corporativa

Nando Rodrigues – nando@gpcom.com.br

Murillo Senne – murillo@gpcom.com.br

Giovanna Picillo

Tel.: (11) 3129-5158