Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

21 Sep 2017

Atuação da Pöyry para Spinnova viabilizou aporte financeiro e parceria com a Fibria

Aquisição de 18% da startup finlandesa que atua no desenvolvimento de tecnologias para produção de fibras e fios têxteis a partir de fibras de madeira conecta a líder mundial de celulose de eucalipto a novos bioprodutos de alto valor

A Fibria, empresa brasileira e líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas, adquiriu recentemente 18% do capital da Spinnova, empresa finlandesa de desenvolvimento de tecnologia para produção de tecidos a partir de fibras de madeira. As empresas foram reunidas em um processo de busca por parcerias, apoiado pela Pöyry – multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia. Trata-se de um exemplo da decisão da Pöyry de atuar em estreita colaboração com startups de segmentos que vão da biotecnologia ao digital, inclusive levando oportunidades para clientes globais como a Fibria, com a qual mantém um relacionamento de longa data.

Para identificar o parceiro industrial adequado à necessidade da Spinnova e viabilizar a transação, a Pöyry realizou análise de potenciais parceiros, atuou no desenvolvimento de relacionamento com a Fibria e deu apoio às negociações e à assessoria contratual. O resultado do trabalho da Pöyry permitirá que a Spinnova e a Fibria atuem em conjunto na busca de novas oportunidades para o desenvolvimento de tecnologia, realização de testes e programas piloto, em escala pré-comercial, de novos produtos de alto valor.

Em um processo dessa natureza, ser capaz de apoiar uma startup exige uma posição confiável entre as empresas globais da indústria de base florestal, que atuam desde a biomassa até o usuário final, além de uma ampla compreensão do mercado e o conhecimento de tecnologias inovadoras, áreas nas quais a Pöyry tem se empenhado em desenvolver.

A Spinnova desenvolve tecnologias de baixo custo e ambientalmente sustentáveis para fabricar insumos para a indústria de tecidos e de não-tecidos. Sua tecnologia utiliza fibras de madeira para produzir filamentos e fios que podem substituir algodão, viscose e outras matérias-primas tanto em aplicações tecidos e não-tecidos. A parceria com a Spinnova e sua plataforma tecnológica poderão permitir à Fibria, em linha com sua estratégia de novos negócios, desenvolver produtos para novas aplicações ao longo dos próximos anos.

“A parceria com a Spinnova está totalmente alinhada à estratégia da Fibria de agregar valor à sua base florestal. Essa aquisição de participação abre a oportunidade para nos posicionarmos em uma tecnologia inovadora e sustentável para a produção de têxteis”, afirma o diretor de Estratégia e Novos Negócios da Fibria, Vinicius Nonino.

"A parceria com a Fibria ajudará a Spinnova a expandir seu negócio de forma mais rápida, e melhorar significativamente sua competitividade global. Valorizamos esta parceria, com muitas sinergias em nível estratégico e visão compartilhada. Foi ótimo trabalhar com a equipe Pöyry, composta por verdadeiros profissionais, e cujo apoio foi inestimável durante o processo de identificação de um parceiro", explica Janne Poranen, CEO e fundadora da Spinnova.

"Atuamos ativamente no cenário das startups, em uma busca contínua por novas tecnologias e empresas especializadas em bioindústrias, energia e na área digital. Nossa rede global e forte relacionamento com as principais empresas da indústria de base florestal nos permitem encontrar parceiros adequados para diferentes necessidades e conectar startups a investidores, com benefícios mútuos”, afirma Petri Vasara, vice-presidente de Consultoria de Gestão da Pöyry. “Somos o parceiro ideal para apoiar os clientes com nosso entendimento técnico e de mercado que abrange toda a cadeia de valor, da matéria-prima até mercados finais."

Sobre a Pöyry

A Pöyry é uma empresa internacional de engenharia e consultoria, que entrega soluções inteligentes a clientes da indústria florestal, papel e celulose, mineração e metalurgia, químicos e biorrefinaria, infraestrutura, água e energia (geração, transmissão e distribuição). Com atuação focada em qualidade e integridade, realiza consultoria técnica e estratégica e serviços de engenharia sustentados por uma vasta experiência e capacidade de implantação de projetos.

No Brasil, a Pöyry iniciou atividades em 1974, tendo criado a sua subsidiária brasileira em 1999. Nesse período, aumentou o seu escopo de atuação, ingressando ainda mais nas áreas de consultoria e gerenciamento de projetos, além dos serviços de engenharia de fábrica. Atualmente, conta com mais de 500 colaboradores no País e atende mais de 50 clientes, de diversos setores.

Globalmente, a empresa possui cerca de 5.500 especialistas, distribuídos em 40 países e 130 escritórios locais. O faturamento do grupo em 2016 foi de 530 milhões de euros, e as ações da empresa estão cotadas na bolsa NASDAQ OMX Helsinki.

Siga a Pöyry nas redes sociais: Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube.

Informações à imprensa:

GPCom Comunicação Corporativa

Nando Rodrigues – nando@gpcom.com.br

Murillo Senne – murillo@gpcom.com.br

Giovanna Picillo

Tel.: (11) 3129-5158