Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Rectangle 212 + Rectangle 212 + Rectangle 212 Created with Sketch. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Twitter Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta. Slice 1 Created with Sketch Beta.

ENCONTRANDO O VALOR OCULTO DA SUA ORGANIZAÇÃO / 22 May 2018

Encontrando o Valor Oculto da sua Organização

Por: Fábio Bellotti da Fonseca

Finalmente indicadores começam a demonstrar que começamos a sair da mais severa crise econômica da história do Brasil, porém, fatores mercadológicos, aliados a tecnologia de ponta, pessoal altamente qualificado e custos cada vez mais competitivos na indústria de papel e celulose brasileira permitiram que produtores entregassem retornos cada vez melhores para os seus acionistas, mesmo durante o turbulento momento enfrentado pela economia nacional nos últimos anos. Esta vanguarda da indústria foi também alavancada por novas plantas e expansões, a qual a Pöyry, com muito orgulho, de alguma forma, participou com serviços de consultoria e engenharia nos respectivos projetos de celulose do país.

Apesar de anos constantes de forte atividade para os envolvidos na cadeia construtiva do setor de Papel e Celulose, o startup no terceiro trimestre de 2017 de mais uma planta de celulose marcou o fim, temporário, de um forte ciclo expansionista, alinhado com uma retração imensa de investimentos em todos os outros setores industriais, gerando consequente queda de receita para grande parte dos envolvidos na cadeia construtiva do setor. Para a Pöyry não foi diferente, porém como Winston Churchill dizia, sabíamos que uma boa crise não poderia ser desperdiçada.

Uma presença de mais de 40 anos no Brasil forjaram, em nosso DNA, a capacidade de nos transformarmos continuamente, de modo a incorporar, ao nosso trabalho, a experiência acumulada por nossos times multidisciplinares conectados, do Brasil e dos mais de 40 países onde estamos presentes.

O profundo conhecimento do setor nos antecipou a tomarmos decisões de correção de rumo, a nos desafiar ainda mais sobre o que esperávamos de nossos colaboradores, fortalecendo o conceito de intraempreendedorismo e uma cultura de alta performance em que, mesmo em momentos turbulentos, impomos metas desafiadoras, colocando o cliente em primeiro lugar, fornecendo soluções inteligentes alinhadas as megatendências globais, como por exemplo, a da bioeconomia, digitalização e de eficiência de recursos.

Implementamos no Brasil serviços de excelência operacional junto aos nossos clientes em que, constantemente, encontramos possibilidades de economia, sem investimentos, superiores a US$ 30 por tonelada de celulose produzida. Tais melhorias são advindas de melhoria operacional da produção, redução da manutenção e da cadeia de suprimentos,  as quais chamamos de valor oculto. Fazendo um paralelo aos nossos serviços de excelência operacional, sabíamos que o nosso valor oculto estava nas pessoas e na forma de comunicar, e que uma mudança de cultura só seria possível com a comunicação transparente e envolvimento dos colaboradores, para que percebessem a importância do seu papel dentro da companhia, e que, indistintamente, são peças fundamentais para o funcionamento de toda a engrenagem da organização. Gosto muito de uma analogia com o futebol, de que sempre lembramos do goleiro como uma figura solitária em que o seu objetivo no jogo é evitar que o time sofra gols, quando na verdade o seu objetivo é ganhar o jogo!  Com esta cultura desafiamos todos os colaboradores a trabalharem conectados e a gerarem cada vez melhores soluções para os nossos clientes. Juntos, ganhamos o jogo para os nossos clientes e, consequentemente, para a nossa organização.

O resultado da iniciativa foi nos depararmos com uma equipe de profissionais ainda mais proativa e mais próxima dos clientes, que divide com eles suas preocupações e se antecipa na busca por soluções inovadoras para os desafios diários enfrentados, sempre focada na sustentabilidade das operações. Buscamos uma forte redução de custos, assegurando que economia não pode ser considerada trade-off de qualidade e que as pessoas, conhecimento e, consequentemente, a nossa reputação são os nossos maiores ativos.

Este ano completamos 6 décadas de presença global e nos orgulhamos de fazer parte da historia do setor e do desenvolvimento industrial nacional. Com a nossa reputação de entrega de alta performance em projetos, e com uma cultura organizacional ainda mais forte, reiteramos o nosso comprometimento em gerar soluções inteligentes em consultoria e projetos de engenharia para os nossos clientes, bem como nos oferecemos a encontrar o valor oculto na sua operação industrial.